O Geogebra é um programa livre que permite a construção de vários elementos geometricos como: figuras, retas, vetores, segmentos entre outros. Permite também a movimentação destes elementos após sua construção, sendo uma ferramenta didatica poderosa. Os menus são de fácil utilização e por isso o programa representa uma grande ferramenta de ensino. Segundo a Wikipedia o programa criado por Markus Hohenwarter para ser utilizado em ambiente de sala de aula, reúne as ferramentas tradicionais de geometria, com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo. Assim tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: sua representação geométrica e sua representação algébrica.
O Winplot é um programa de domínio público utilizado na montagem de gráficos de duas ou três dimensões. Os menus de fácil compreesão e aplicação permitem seu uso em vários níveis de ensino, propiciando uma aprendizagem dinâmica, visto que o aluno pode "testar" várias funções. Possui várias vesões em português e alguns tutorias disponiveis na internet como o do Professor Sérgio Albuquerque Souza da Universidade Federal da Paraiba. Veja o link:.
A utilização de softwares livres no ensino da matemática é um alterntativa para transformação do ensino de matemática em algo prazeroso ao aluno. Não é preciso ter grandes conhecimentos, apenas um pouco de força de vontade.
As planilhas eletrônicas se apresentam com ferramentas úteis para o ensino de matemática. São facilmente encontradas em diversos computadores e par utiliza-las precisamos apenas de boa vontade e conhecimento básico de algumas ferramentas. Conteúdo como funções, finanças e gráficos podem ser apresentados com auxilio deste. Explore suas ferramentas e elabore uma aula interessante par sua turma.
Foram inventados por John Napier, de modo a simplificar os processos de multiplicação e divisão. Ele trabalhou durante 20 anos na sua descoberta. O principal objetivo era transformar operações de multiplicação e divisão de numeros muito grandes por operações de soma com números menores. O método de Napier baseou-se no fato de que associando aos termos de uma progressão geométricab, b2, b3, b4, b5, … , bn, … os termos da progressão aritmética 1, 2, 3, 4, 5, ... , n, ... então ao produto de dois termos da primeira progressão, bm.bp, está associada a soma m+p dos termos correspondentes na segunda progressão. Considerando, por exemplo, PA- 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 PG -2 4 8 16 32 64 128 256 512 1024 2048 4096 8192 16394 Para efetuar, por exemplo, 256 x 32, basta observar que: 256 na segunda linha corresponde a 8 na primeira; 32 na segunda linha corresponde a 5 na primeira; como 8+5=13, 13 na primeira linha corresponde a 8192 na segunda. Assim, 256x32=8192 resultado esse que foi encontrado através de uma simples operação de adição Fonte: ecalculo.if.usp.br/funcoes/logaritmica/historia/hist_log.htm
A palavra Tangram significa (segundo a Wikipédia) " 7 tabúas da Sabedoria".
É um quebra cabeça chinês que possui duas regras básicas:
1ª) Todas as peças devem ser usadas
2ª) Nenhuma peça pode ser sobreposta.
A Semana da Matemática ocorrida em 22/09 a 26/09/09 na PUC-Betim enriqueceu de diversas maneiras a formação de docentes, trazendo aspectos culturais promovido pelos alunos, a Matband, discussões sobre a posição do negro na sociedade bem como sua presença no Ensino Superior e um olhar sobre atronomia mostrando como a matemática abrange várias área de conhecimento.
Os quadrilatéros constituem uma impotante parte da Geometria Euclidiana. Vamos refletir um pouco sobre o que cada quadrilatéro tem em comum e suas propriedades? Acesse a apresentação e dê a sua contribuição. http://www.slideshare.net/880827/quadrilateros-2100338